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100% Pure New Zealand: uma campanha que sobrevive e se reinventa

20/04/2011
Poster da Campanha 100% Pure New Zealand

Poster da Campanha 100% Pure New Zealand

Como profissional de turismo e como uma turista, sou apaixonada por filmes publicitários de turismo, não só pelo resultado final, visto em tela, mas pelo processo de preparação de toda a campanha. Definida a estratégia, objetivos e metas, vem o trabalho da escolha da direção, da seleção de casting, seleção de imagens, trilhas. Enfim, uma quantidade de detalhes que é inimaginável para quem nunca trabalhou na área de publicidade.

Um dos mais belos filmes publicitários de turismo que já vi pertence à Nova Zelândia e torno a vê-lo repetidas vezes, sem que deixe de me emocionar cada vez. O filme “Forever Young” (que reproduzo logo abaixo), lançado em 2007 pela New Zealand Tourism, na verdade era uma evolução de uma campanha-mãe adotada pelo país ainda em 1999.

Nesse ano, com um orçamento reduzido e com alto desconhecimento perante o mundo, a Nova Zelândia deu início a um trabalho formidável de marketing com a campanha 100% Pure New Zealand. O objetivo a ser alcançado era tornar o destino possível e viável para os turistas e não apenas um lugar que, algum dia, poderiam vir a visitar.

Ao longo do tempo, a campanha  sofreu muitas evoluções, mas eu realmente só passei a conhecê-la em 2007, com o vídeo que acabei de mostrar. O fato interessante é que foi justamente em 2007 que a campanha passou por uma grande reavaliação, tendo em vista, principalmente, a avaliação dos meios e a forma como mensagem da campanha chegava às pessoas: era a internet modificando a forma de consumo de turismo ao redor do mundo. Nesse ano, foram lançados o canal 100% Pure New Zealand no YouTube e realizadas ações específicas no Google Maps e Earth.

Em 2008, o país lançou uma versão da campanha específica para o mercado britânico, intitulada “What do you say, UK?”, após as pesquisas mostrarem que os britânicos apreciavam muito a opinião e os relatos de experiências vindas de seus próprios conterrâneos.

Outras novidades foram apresentadas em 2009, quando a campanha completou 10 anos, como a versão voltada para os Estados Unidos “New Zealand Life Back Promise” e o programa de qualidade “Qualmark 100% Pure Assurance”.

Agora, em 2011, a versão 100% Pure You,  coloca o foco nas experiências pessoais únicas  que podem ser obtidas a partir de uma viagem ao país. Com essa visão, a campanha pode sofrer uma personalização por mercado, a partir dos diferentes perfis de turistas, a depender do país. Outro ponto forte da campanha é a forte utilização da internet.  “Pesquisas recentes revelam que a internet está envolvida em 85% das compras de viagens. Combine isso aos dados obtidos em nossas pesquisas e fica claro que a utilização da mídia online é uma escolha natural. Ela nos permite inspirar e informar os turistas potenciais no mesmo espaço em que eles já estão pesquisando sobre suas viagens e efetuando suas reservas, o que possibilita nos conectarmos diretamente com eles”, explica Justin Watson, gerente de marketing da New Zealand Tourism.

A campanha está sendo exibida nos principais mercados-alvo para a Nova Zelândia, envolvendo mensagens específicas para USA – New Zealand never leaves you; UK- New Zealand, it’s about time; França – New Zealand has the holiday for you; Alemanha –  Discover New Zealand; e China – 100% revives you.

Veja mais:

Making off da Campanha “Forever Young” (recomento muito)

Site comemorativo dos 10 anos da campanha 100% Pure New Zealand

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